quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Homenagens marcam data do centenário de Luiz Gonzaga



gonzagao

Nesta quinta-feira (13) Luiz Gonzaga do Nascimento, rei do Baião, completaria 100 anos de vida. Natural da pequena cidade de Exu, em Pernambuco, o “Seu Lua” revolucionou a história de música brasileira com seu jeito único de fazer o que mais amava: tocar sua sanfona e cantar o povo nordestino.
 Para lembrar o homem que mostrou o lado mais bonito do Nordeste ao resto do país, diversas demonstrações de respeito e carinho estão acontecendo em todo o Brasil e no mundo.
 O Google, maior e mais acessado site de buscas do planeta homenageou Gonzagão através do “doodle”, imagem que aparece em sua página inicial.

doodle

Em Exu, cidade natal do artista, está acontecendo um festival desde a última quarta-feira (12) com shows de nomes como Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Waldonys e muitos outros. Pessoas de várias partes do país foram prestigiar o evento de aniversário de Luiz Gonzaga.

jucie-e-gabriel


Nas redes sociais os internautas também demonstram todo seu respeito pelo Rei do Baião. Usuários do Twitter e do Facebook publicam a todo momento mensagens em homenagem ao ilustre filho de Januário.


Grande Rio FM presta um dia de homenagens a Luiz Gonzaga
 Nesta quinta-feira (13), toda a programação da rádio Grande Rio FM se veste da indumentária sertaneja para prestar uma série de homenagens à vida e obra de Luiz Gonzaga. A data marca o centenário do Rei do Baião, sanfoneiro que deixou um grande legado para a música brasileira.
A cada hora, será possível ouvir a um sucesso de Gonzagão nas ondas da 100,7 FM. “Vem Morena”, “Pense Neu”, “Assum Preto”, “A Morte do Vaqueiro” e até mesmo a internacional “Asa Branca” vão marcar presença na playlist especial.
Direto de Exu – onde Luiz Gonzaga nasceu e lugar em que acontece, de segunda até sábado (15) uma grande festa em celebração ao centenário do sanfoneiro – a Grande Rio FM trará flashes ao vivo com o repórter Danilo Ribeiro, que entrevistará bandas e artistas populares que têm suas carreiras inspiradas pelo ‘Seu Lua’.
E até o fim do mês, a rádio mais top da região segue com o programa ‘Grande Gonzagão’ aos sábados, das 07h às 08h.
“A pesquisa foi um fator importante para que pudéssemos trazer essas novidades em nossa programação, com músicas já interpretadas por ele e versões entoadas por artistas de todo o mundo, nos mais variados estilos. O ouvinte terá a real dimensão do legado deixado por Luiz Gonzaga para a história da música no mundo”, destacou a diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Coelho Lemos.
 História
 Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12km de Exu. Era o segundo filho de Ana Batista de Jesus (Mãe Santana) e o oitavo de Januário José dos Santos. O lugar no nascimento era no sopé da Serra do Araripe, e inpiraria uma de suas primeiras composições denominada "Pé de Serra".
Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.
Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Em reportagem para a Revista da Cultura, a jornalista Ana Krepp escreveu: "O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original: o de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga - De pai para filho]. Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário